Entries

【一括掲載】フランス国際ラジオ放送(RFI)によるプロサバンナ記事4本

こちらは出たばかりのRFI(フランス国際ラジオ放送)の記事です。
とてもタイムリーに継続して報道し続けていますね。

■RFI(フランス国際ラジオ放送)のポルトガル語放送と記事

2013年8月7日
「モザンビーク、ブラジル、日本の民衆はプロサバンナに対し立ち上がる」
Povos de Moçambique, Brasil e Japão face ao Prosavana
http://www.portugues.rfi.fr/africa/20130807-povos-de-mocambique-brasil-e-japao-face-ao-prosavana

2014年4月13日
「モザンビークの小農らはプロサバンナを再び批判する」
Camponeses moçambicanos voltam a acusar Prosavana
http://www.portugues.rfi.fr/africa/20140413-camponeses-mocambicanos-voltam-acusar-prosavana

2014年6月2日
「プロサバンナ事業にモザンビーク小農は反対する」
Camponeses moçambicanos contra projecto Prósavana
http://www.portugues.rfi.fr/africa/20140602-camponeses-mocambicanos-contra-projecto-prosavana

2014年7月8日
「モザンビーク農業事業プロサバンナ」
PróSavana projecto agrícola moçambicano dá que falar
http://www.portugues.rfi.fr/africa/20140608-prosavana-projecto-agricola-mocambicano-da-que-falar

2014年7月24日
「農業事業プロサバンナがモザンビークの首都で分析される」
Projecto agrícola ProSavana em análise na capital de Moçambique
http://www.portugues.rfi.fr/africa/20140724-projecto-agricola-prosavana-em-analise-na-capital-de-mocambique
Luís Muchanga, director-executivo da UNAC
*民衆会議の記事です

=====以下記事==============
Maputo acolheu esta quinta-feira a Segunda Conferência Triangular dos Povos -Moçambique, Japão, Brasil, um evento que reuniu cerca de 250 representantes do governo, sociedade civil, camponeses, empresários e estudiosos para debater sobre o ProSavana, um projecto envolvendo Moçambique, o Japão e o Brasil que visa o desenvolvimento agrário do chamado Corredor de Nacala, nas províncias da Zambézia, Nampula e Niassa, no norte do país.

De acordo com um comunicado do Prosavana publicado hoje, esta iniciativa lançada em 2011 tem como "principal objectivo contribuir para o aumento da produção e produtividade, segurança e diversificação alimentar em Moçambique" bem como "a promoção do desenvolvimento humano do país". Para o governo moçambicano, esta iniciativa que já foi implementada no Brasil poderia contribuir para a diminuição da desnutrição crónica em Moçambique, fazendo-a passar de 44% para 30% em 2015, e por outro lado, poderia igualmente abastecer a industria agro-alimentar e os circuitos de exportação.

Contudo, este não é o modelo de desenvolvimento preconizado por um certo número de organizações da sociedade civil moçambicana que sob o lema "Não ao ProSavana!" têm manifestado a sua oposição a este projecto por considerar que pode ser prejudicial para os pequenos agricultores e o meio ambiente. Entre os adversários do ProSavana encontram-se organizações como a Liga moçambicana dos Direitos Humanos, a Justiça Ambiental ou ainda a UNAC, União Nacional dos Camponeses.

De acordo com este colectivo, este projecto implica necessariamente a implementação de um tipo de agricultura que não garante a soberania alimentar dos camponeses, irá poluir a sua zona mas também conduzirá à usurpação de terras, este grupo de ONGs referindo que as expropriações irregulares já têm aliás vindo a acontecer designadamente no distrito de Monapo, em Nampula, onde 3 mil hectares de terra foram retirados aos camponeses locais em proveito da produção de soja. Estas organizações referem que ao todo pelo menos 6 mil hectares de terra estão a ser indevidamente ocupados pelo projecto ProSavana e que pressões estão a ser exercidas sobre camponeses.

Foi por conseguinte num clima de expectativa que decorreu hoje a Segunda Conferência Triangular dos Povos, com o governo a tentar restabelecer a confiança e as organizações da sociedade civil a reclamar uma redefinição da política agrícola do país no intuito de ser mais inclusiva e sustentável e de ter uma especial atenção pela agricultura familiar. Tal foi a posição defendida por Luís Muchanga, director-executivo da UNAC, União Nacional dos Camponeses, que ao expressar os seus receios quanto à implementação do ProSavana, começou por referir que existem muitas contradições em torno deste projecto, a sua realização e as áreas que abrange.
スポンサーサイト

Appendix

プロフィール

MozambiqueKaihatsu

Author:MozambiqueKaihatsu
「モザンビーク開発を考える市民の会」の公式サイトへようこそ!本サイトでは、モザンビークの草の根の人びとの側に立った現地・日本・世界の情報共有を行っています。特に、現地住民に他大な影響を及ぼす日本のODA農業開発事業「プロサバンナ」や投資「鉱物資源開発」に注目しつつ、モデルとされるブラジル・セラード開発についての議論も紹介。国際的な食・農・土地を巡る動きも追っています。

最新記事

最新コメント

最新トラックバック

カテゴリ

検索フォーム

ブロとも申請フォーム

この人とブロともになる

QRコード

QR